gestão ágil de projectos multimédia
29
Out 09

.Quem serão os participantes no meu estudo? Como serão seleccionados?


Preferencialmente, os participantes do meu estudo serão membros de uma equipa de projecto (incluindo o respectivo gestor de projecto) que trabalhe na área de produção multimédia e que assuma a prática de metodologias de gestão e desenvolvimento ágil. Duas notas a considerar nesta escolha: em primeiro lugar, para além dos elementos da equipa, julgo provável a pertinência de envolver no meu estudo pessoas cujo cargo e funções se relacionem de forma significativa com o funcionamento do grupo (ou seja, independentemente do cenário que encontrar, levo já essa preocupação no bolso); em segundo lugar, assumir não significa necessariamente conseguir - será portanto da minha responsabilidade estar atenta a essa "pequena diferença" entre ser efectivamente ágil ou apenas se afirmar como tal. 
Quanto à selecção dos participantes, a amostragem por conveniência será a mais provável. Já foi discutida com a orientadora a delimitação do terreno onde procurar um cenário para o estudo de caso, mais concretamente entre âmbito empresarial ou académico. Apesar do segundo oferecer, a priori, uma maior flexibilidade à entrada de um observador, carece de uma figura singular ou individual que se constitui como elemento crítico no esqueleto da gestão ágil - o cliente. Portanto, seguimos para o âmbito empresarial.   
Assim sendo, seria, obviamente, muito satisfatório poder escolher de entre um leque variado de cenários e poder jogar com os contextos mais ricos, mas dadas as constrições de tempo e a flexibilidade exigida à empresa que aceitar acolher a minha presença, há que ser realista e perceber que a primeira opção que se considere viável será provavelmente a que seguirá em frente. 


.Que dados necessito para o meu estudo?


Assim "de repentemente", precisarei de informação muito variada, nomeadamente:

.Papel do gestor de projecto (que funções assume,...)
.Desenvolvimento do produto/serviço (duração das iterações, atribuição das tarefas,...)
.Equipa de projecto (como é formada a equipa, como interagem os membros, que poder de decisão têm,...)  
.Cliente (quando está presente, que influência tem,...)
.Planificação do projecto (quem é responsável, como se processa, quando é revista,...)
.Reuniões (com que frequência, quem está presente, que assuntos são discutidos,...)
.Comunicação (ferramentas usadas para difusão,...)  


.Como vou recolher os dados para o meu estudo? Que instrumentos preciso de adaptar/criar/validar e aplicar?

Naturalmente, terei de "jogar com o que me for dado", mas tendo em conta as possibilidades em aberto, poderei criar grelhas de observação, questionários, guiões de entrevista,... É claramente uma questão que terá resposta muito em breve.


mais sobre mim
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
21
23
24

25
26
27
28
30
31


arquivos
pesquisar blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO