.Quem serão os participantes no meu estudo? Como serão seleccionados?
Preferencialmente, os participantes do meu estudo serão membros de uma equipa de projecto (incluindo o respectivo gestor de projecto) que trabalhe na área de produção multimédia e que assuma a prática de metodologias de gestão e desenvolvimento ágil. Duas notas a considerar nesta escolha: em primeiro lugar, para além dos elementos da equipa, julgo provável a pertinência de envolver no meu estudo pessoas cujo cargo e funções se relacionem de forma significativa com o funcionamento do grupo (ou seja, independentemente do cenário que encontrar, levo já essa preocupação no bolso); em segundo lugar, assumir não significa necessariamente conseguir - será portanto da minha responsabilidade estar atenta a essa "pequena diferença" entre ser efectivamente ágil ou apenas se afirmar como tal.
Quanto à selecção dos participantes, a amostragem por conveniência será a mais provável. Já foi discutida com a orientadora a delimitação do terreno onde procurar um cenário para o estudo de caso, mais concretamente entre âmbito empresarial ou académico. Apesar do segundo oferecer, a priori, uma maior flexibilidade à entrada de um observador, carece de uma figura singular ou individual que se constitui como elemento crítico no esqueleto da gestão ágil - o cliente. Portanto, seguimos para o âmbito empresarial.
Assim sendo, seria, obviamente, muito satisfatório poder escolher de entre um leque variado de cenários e poder jogar com os contextos mais ricos, mas dadas as constrições de tempo e a flexibilidade exigida à empresa que aceitar acolher a minha presença, há que ser realista e perceber que a primeira opção que se considere viável será provavelmente a que seguirá em frente.
.Que dados necessito para o meu estudo?
Assim "de repentemente", precisarei de informação muito variada, nomeadamente:
.Papel do gestor de projecto (que funções assume,...)
.Desenvolvimento do produto/serviço (duração das iterações, atribuição das tarefas,...)
.Equipa de projecto (como é formada a equipa, como interagem os membros, que poder de decisão têm,...)
.Cliente (quando está presente, que influência tem,...)
.Planificação do projecto (quem é responsável, como se processa, quando é revista,...)
.Reuniões (com que frequência, quem está presente, que assuntos são discutidos,...)
.Comunicação (ferramentas usadas para difusão,...)
.Como vou recolher os dados para o meu estudo? Que instrumentos preciso de adaptar/criar/validar e aplicar?
Naturalmente, terei de "jogar com o que me for dado", mas tendo em conta as possibilidades em aberto, poderei criar grelhas de observação, questionários, guiões de entrevista,... É claramente uma questão que terá resposta muito em breve.